Toledo é uma pequena cidade no centro do país, 72 km a sul de Madrid, e é a antiga capital de Espanha. Desempenhou um papel importante na vida do País ao longo de sua história. Hoje é um centro cultural e histórico incluído na Lista do Património Mundial da UNESCO. A aparência da cidade é uma incrível mistura de estilos introduzidos pelos povos que já a habitaram.

Quando visitar Toledo

Em Toledo, o verão é curto, quente e com pouca precipitação, mas o inverno é muito frio e cinzentão. No entanto, e mesmo no inverno, a probabilidade de chover é bastante baixa. Ao longo do ano, por norma, a temperatura varia entre 1°C e 34°C e raramente é inferior a -4°C ou superior a 38°C. Nós visitámos a cidade em meados de Novembro, e a verdade é que, apesar de estar um pouco frio, o dia estava bastante ensolarado e agradável.

Como visitar Toledo

Toledo fica perto de Madrid, pelo que, caso estejam na capital, podem sempre e sem grandes dificuldades, reservar um dia para “dar um salto” a esta cidade histórica. Existem autocarros turísticos que fazem especificamente este trajeto, mas também podem fazer o trajeto em autocarro público, uma alternativa mais barata mas menos confortável e mais demorada. A primeira opção incluiu uma visita guiada pela cidade.

Também podem ir de Madrid para Toledo de comboio. Apesar de existirem duas opções de viagem, uma demora apenas 32 minutos e a outra 1h20, sendo o preço igual. A segunda opção tem várias paragens pelo caminho. E claro, outra opção que existe é ir de carro. No nosso caso foi o que fizemos. A viagem de carro possibilitou-nos uma maior independência relativamente a horários e permitiu ainda parar em algumas localidades pelo caminho e apreciar a bonita paisagem.

O centro histórico

O centro histórico de Toledo representa um conjunto arquitetónico próprio de uma cidade medieval, com um labirinto de ruas estreitas e um grande número de interessantes edifícios históricos. Entre os edifícios mais notáveis, encontramos a fortaleza de Toledo Alcazar com os seus 8 portões e 2 pontes, a Catedral de Santa Maria (uma fortaleza do clero espanhol), o Castelo de San Servando, a antiga Mesquita do Cristo da Cruz Luz, as ruínas do Anfiteatro Romano e o Aqueduto Romano.

Também se encontram aí numerosas igrejas, entre elas a Igreja de Santo Tomé, San Ildefonso e Santiago de Arrabal. Quem visita este centro histórico, encontra ainda o Museu Sefardita na Sinagoga del Transito e o Museu Casa El Greco com uma coleção única de pinturas do artista com o mesmo nome.

Mosteiro de San Juan de los Reyes

O Mosteiro de San Juan de los Reyes, continua a ser a morada atual dos franciscanos. Com acesso facilitado para quem viajou até Toledo de comboio (a estação ferroviária fica a pouco pouco mais de 2 km), a maior parte dos terrenos e dos edifícios deste complexo são visitáveis, incluindo uma igreja e uma galeria. O bilhete para entrar custa 2,5€.

Igreja Santo Ildefonso de Toledo

A Igreja em homenagem a Santo Ildefonso de Toledo viu a sua construção demorar muitos anos, com muitos arquitetos a contribuírem para a mesma. Atualmente, a igreja está ativa e pertence à Ordem dos Jesuítas. A recentemente restaurada Igreja de Santo Ildefonso pode ser visitada das 10h às 18h no inverno, no verão as portas estão abertas para os turistas até às 19h. Depois de visitar o interior, pode ainda subir às torres, que proporcionam uma vista agradável da cidade.

Praça Zocodover

A Praça Zocodover é a praça principal de Toledo, e o coração da cidade. Este era o local de um antigo mercado árabe (zocodover significa “lugar de animais”). É o lugar ideal para fazer uma pausa depois de visitar o Alcazar ou a Catedral e também um dos pontos principais para “apanhar” o comboio turístico que dá volta à cidade.

Esta praça fica perto do ponto mais alto da cidade velha, a poucos metros do Alcazar, e é neste ponto central da cidade, que se encontram muitos cafés e restaurantes.

Alcazar de Toledo

Ao lado da Praça Zocodover, no lugar mais alto da cidade, fica o Alcazar. Esta fortaleza medieval/castelo, pode ser vista de qualquer lugar da cidade. O Alcazar foi erguido pelo rei espanhol Alfonso VI no local onde se encontrava uma fortaleza muçulmana. Acredita-se que antes desta, no século III, havia uma antiga fortaleza romana. Hoje em dia, o Alcazar é um Museu Militar e uma biblioteca.

Dicas e conselhos:

Passear pelas ruas de Toledo é bastante fácil, dado que a distância entre os pontos da cidade não é grande. No entanto, vale a pena frisar, que dado o relevo da cidade, se se deslocarem a pé, vão subir e descer muito ao longo do passeio. Eu estava grávida e consegui, pelo que acredito que não seja muito cansativo para a maioria das pessoas ;). As ruas são encantadoras e cheias de lojas típicas e casas e igrejas com uma arquitetura belíssima.

Pelas ruas da cidade, encontram-se muitas lojas que vendem peças em ouro. O Ouro de Toledo, é muito famoso e as peças que se vêm nas lojas são muito bonitas, e muito caras na sua maioria. Isto deve-se à técnica na qual são desenvolvidas. A técnica é chamada de damasquinado, e consiste na realização de figuras e desenhos, incorporando fios e folhas de ouro e prata, em aço ou ferro de cor negra. O nome da técnica refere-se à cidade síria de Damasco (onde teve origem). Muitas lojas ainda oferecem produtos artesanais, feitos à mão como no passado.

Mesmo optando por visitar Toledo a pé, não deixem de dar um passeio no comboio turístico. Têm a possibilidade de ver a cidade do outro lado do rio, parando o comboio nos melhores miradouros, para poderem ter aquela vista de “instagram” que se tornou tão famosa.

Beleza do Destino
Custo
Acessos Fáceis